Pilates

Equilíbrio, reforço muscular, flexibilidade e controle sobre o corpo

O método Pilates é um sistema de treinamento corporal completo em que se trabalha desde a musculatura profunda até a periférica, a partir da conexão entre mente, corpo e respiração. O objetivo é alcançar o equilíbrio, reforçando a musculatura, aumentando a flexibilidade e o controle sobre o corpo, respeitando seus limites.

Saiba mais sobre a história e os diferentes tipos de Pilates.

Pilates

Abordagem

No Núcleo de Movimento Carla Freitas, a equipe responsável pelo Pilates é composta por fisioterapeutas com formação no Pilates Clínico, Tradicional e Avançado, especialistas em Reeducação Postural Global (RPG), bandagem terapêutica e terapias manuais.

Após uma avaliação posturográfica e osteopática minuciosa, são coletados dados concretos acerca da demanda de cada paciente. Assim, é possível saber o que precisa ser trabalhado e planejar sua evolução. O foco do trabalho passa a ser individualizado, buscando a melhoria de fatores específicos de cada indivíduo, restaurando a mobilidade de determinadas regiões e melhorando a função do corpo como um todo.

Atuando nas entradas neurofisiológicas — por meio de palmilhas, bandagem terapêutica e placas ortodônticas — o mesmo exercício é executado com um enfoque diferenciado. O trabalho é iniciado com o Pilates em sua forma clínica, a partir da reeducação da contração dos grupos musculares e da utilização correta dos músculos para determinados movimentos. Inicialmente, será trabalhada a contração da musculatura tônica-postural. Em seguida, será a vez da contração da musculatura fásica – do movimento.

Compreendendo o seu corpo e utilizando-o de forma correta, trabalhamos a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e a postura.

 

 

 

 

 

 

 

Pilates

Indicações:

  • Após tratamentos ortopédicos (ciatalgia, hérnia de disco, tendinites, entorses, pré e pós cirúrgicos etc.)
  • Após tratamento osteopático
  • Pacientes com elevado risco de queda e/ou déficit de equilíbrio
  • Terceira idade (consciência corporal / compreender e utilizar melhor o corpo)
  • Crianças (coordenação, flexibilidade e postura)
  • Melhora da performance atlética
  • Melhor utilização do corpo com o menor gasto energético