Posturografia

Medição das variações do tônus postural e da oscilação do corpo

A posturografia tem como alvo o homem que relate dor para se manter em pé, seja no aparelho músculo esquelético, que o permite resistir à gravidade, seja no sistema de controle e no seu regulador de energia.

 Sistema de controle postural: busca constante por equilíbrio

posturografia-11
A manutenção do equilíbrio e da orientação durante a postura ereta é a essência para execução de atividades cotidianas e para a prática de atividade física esportiva. Na verdade, mesmo quando se decide ficar parado, de pé, há uma oscilação na postura. A cada nova postura adotada pelo ser humano, respostas neuromusculares são necessárias para manter o corpo equilibrado. A manutenção do equilíbrio é atribuída ao sistema de controle postural, um conceito utilizado para se referir às funções dos sistemas nervoso, sensorial e motor. O sistema sensorial informa sobre a posição de segmentos corporais em relação a outros segmentos e ao ambiente. Já o sistema motor é responsável pela ativação correta e adequada de músculos para realização dos movimentos. Paralelamente, o sistema nervoso integra informações provenientes dos sistemas sensorial e motor para enviar impulsos nervosos aos músculos, que geram respostas neuromusculares. Assim, pode-se dizer que o corpo humano está em constante desequilíbrio, numa busca incessante por equilíbrio.

Posturografia na sua vida

A posturografia é empregada para medir a oscilação do corpo, as variações do tônus postural ou uma variável associada a essa oscilação. Com a utilização do método, é possível:

  • Avaliar a distribuição do peso no pé, o dispêndio energético do corpo para se manter na posição em pé e o centro de gravidade do corpo na posição estável e em movimento (dinâmico)
  • Visualizar possíveis assimetrias de cabeça, quadril, joelho e pé
  • Avaliar as interferências que tênis/calçados, palmilhas, aparelhos ortodônticos, óculos e outros acessórios podem causar no equilíbrio da pessoa

Dentre outras possibilidades, a posturografia permite estimar tanto o risco de queda do idoso quanto a possibilidade de aprimoramento da performance do atleta.

Exame

Posturografia-aparelho

O exame posturográfico possui interface direta com um sistema computadorizado, que apresenta os resultados por meio de gráficos comparativos, permitindo diagnosticar e acompanhar a evolução do tratamento.